O interesse pela Governança de Tecnologia se deve à necessidade de concentrar os esforços de criação de valor alinhado aos objetivos estratégicos dentro das empresas.

Segundo o Wikipedia “A governança de tecnologia da informação ( TI ) é um subconjunto da disciplina de governança corporativa , com foco na tecnologia da informação (TI) e em seu desempenho e gerenciamento de risco”.

Atualmente todas as grandes empresas possuem uma área específica de Governança de TI que está alinhada às estratégias de negócio.

Pensando em disseminar mais conhecimento, listei alguns dos livros que eu considero muito bons! Nem todos eu li, mas espero conseguir fazer isso.

Os livros listados abaixo possuem a descrição e, caso queira ter mais informações ou comprar algum deles, basta clicar nas imagens ou nos links disponíveis.

ATENÇÃO: Links para livros podem conter links de afiliados que NÃO afetam o preço final.

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Implantando a Governança de TI (4ª edição): Da estratégia à gestão de processos e serviços

Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais.


A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI.


Nesta nova edição são analisados as características e os benefícios de mais de 30 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, ITIL, ISO/IEC 20000, USMBOK, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27001 e 27002, eSCM-SP e eSCM-CL, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros modelos.

Além disso, mostra os modelos agrupados por disciplina e representa de forma clara o relacionamento entre os modelos de melhores práticas.


Esta edição traz também capítulos específicos acerca do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI, da sua utilização em pequenas e médias empresas e no Governo e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.

Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio

O ambiente de negócios está em constante evolução e cada vez mais complexo. O tempo para a tomada de decisões está encolhendo, ao passo que a natureza global das decisões está se expandindo, exigindo o desenvolvimento e uso de sistemas computadorizados de apoio à decisão.

O foco deste livro são as bases teóricas e conceituais do apoio a decisões e as ferramentas e técnicas disponíveis. São apresentados os fundamentos das técnicas e como tais sistemas são construídos e usados para tanto.

Governança Digital 4.0

Este livro apresenta uma visão integrada e evolutiva da governança da tecnologia da informação e de automação voltadas para a transformação digital.

Para tanto, a transformação digital é definida e remete ao projeto deste livro, abordando as tecnologias emergentes, os pilares da transformação digital e as questões da inovação, da agilidade e dos dados e do conhecimento, que são os principais ingredientes para a Jornada 4.0.


Nesse contexto de transformação digital, foi desenvolvido um modelo de governança e gestão pioneiro, que faz a integração do COBIT® e da ITIL® 4, em suas versões mais recentes, e é totalmente convergente com os processos de inovação, com os métodos ágeis e com as abordagens Lean e de MVP (Minimun Viable Product).

Também, de forma pioneira, é apresentado um processo padrão para que as organizações possam planejar sua própria jornada de transformação digital.
Esta edição também explora temas como governança em cenários organizacionais de forte terceirização, assim como a governança de TI no Governo Federal, abordagens específicas de governança e gestão, como usar os modelos de melhores práticas e, finalmente, como implantar a Governança Digital 4.0.

Com a grande transformação tecnológica que está ocorrendo, o surgimento de novas tecnologias e o aumento da importância de temas como inovação e agilidade, percebemos a necessidade de uma profunda atualização e convergência da governança e gestão da tecnologia com esse novo cenário da transformação digital.

A forma de desenvolver os modelos de governança e gestão da tecnologia mudou, assim como a sua implementação e a sua operação no dia a dia.
Nesse sentido, procuramos fazer a convergência dos principais modelos de melhores práticas, ou seja, o COBIT® 2019 e a ITIL® 4, com as abordagens de Lean, inovação e agilidade, explorando todos os motivadores e trazendo elementos que, em nossa opinião, são muito falados mas pouco demonstrados, como por exemplo a questão dos dados. Sem isso, não há transformação digital.


Por fim, estamos trazendo modelos pioneiros da governança e de gestão de tecnologia para você conduzir a Jornada 4.0 na sua organização.


Esperamos que esta obra possa contribuir para que a transformação digital seja governada e gerenciada de forma efetiva nas organizações, permitindo assim que se tornem mais inovadoras, ágeis e competitivas, gerando valor não somente para si, mas para seus colaboradores e para a sociedade como um todo.

Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial

Você tem a impressão de que seus funcionários estão trabalhando cada vez mais e, todavia sua empresa está perdendo terreno? De que formulou uma estratégia sólida feito rocha, mas que sua empresa não consegue seguir em frente? De que está monitorando o mercado, ouvindo seus clientes e respondendo às jogadas da concorrência, mas que seus resultados continuam mornos?

Se a resposta for positiva, então você precisa criar um alicerce sólido para a execução dos negócios ― uma infraestrutura de TI e processos comerciais digitalizados que automatizem as capacidades centrais de sua empresa. Em A Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial, os autores Jeanne W. Ross, Peter Weill e David C. Robertson mostram-lhe como.

O estabelecimento da arquitetura correta ajudou algumas das mais bem-sucedidas empresas do mundo ― Dell, Cemex, 7-Eleven Japan, ING Direct ― não apenas a sobreviver, mas a prosperar a despeito da concorrência global cada vez mais acirrada. Essas gigantes destacam-se porque tomaram decisões difíceis sobre quais processos precisam executar bem, e porque implementaram os sistemas de TI necessários para digitalizar esses processos. O resultado? Seus sistemas de TI tornaram-se um ativo, e não uma despesa, e ensejaram uma agilidade sem precedentes. Partindo de estudos com várias empresas em todo o mundo, os autores mostram por que construir a arquitetura empresarial correta aumenta a lucratividade, reduz o tempo de entrega de produtos e, ao mesmo tempo, aprimora a execução estratégica e diminui os custos de TI. Por meio de meticulosos estudos de caso e de explicações claras e envolventes, este livro demonstra como:

• Avaliar sua atual arquitetura empresarial

• Definir seu modelo operacional ― sua visão simples, mas duradoura, de como sua firma sobreviverá e crescerá

• Implementar seu modelo operacional através da sua arquitetura empresarial

• Navegar pelos estágios de maturidade da arquitetura empresarial

• Começar a colher os benefícios de sua arquitetura empresarial Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial transmite uma mensagem contra-intuitiva, mas vital: quando o assunto é a execução bem-sucedida de sua estratégia, seu modelo operacional pode ser muito mais importante do que a própria estratégia.

Governança de TI – Tecnologia da Informação

Como as empresas com melhor desempenho administram os direitos decisórios de TI na busca por resultados superiores?

Um grande número de iniciativas de TI tem fracassado em proporcionar os resultados essenciais que as empresas esperavam. Neste importante livro, os especialistas Peter Weill e Jeanne W. Ross explicam por quê – e mostram exatamente o que as empresas devem fazer para colher os reais frutos de seus investimentos em TI. Com base num estudo feito junto a 250 empresas de todo o mundo, Weill e Ross afirmam que o valor de negócios de TI resulta diretamente de uma governança de TI eficaz – da alocação, pela empresa, da responsabilidade e dos direitos decisórios.

Suas pesquisas revelam que empresas com governança de TI superior tem lucros no mínimo 20% maiores do que as com má governança, considerados os mesmos objetivos estratégicos.

Mas somente 38% da alta gerência conseguem descrever com precisão sua Governança de TI – como, então, os demais gerentes poderão tomar boas decisões pela empresa a esse respeito? Em Governança de TI, os autores mostram como conceber e implementar um sistema de direitos decisórios que enderecem três questões fundamentais:

  • Quais decisões devem ser tomadas para garantir um uso e uma gestão apropriados da TI?
  • Quem deve tomar estas decisões?
  • Como tomá-las e monitorá-las?

Com suas ilustrações vividas de sistemas de governança usados pelas empresas de melhor desempenho nos setores público e com fins lucrativos – incluindo a Du Pont, a UPS, a UNICEF, a State Street Corporation, a Motorola e a Panalpina -, este livro oferece um framework e ferramentas para customizar um sistema de governança de TI:

  • As cinco decisões principais que determinam o uso eficiente da TI.
  • Um conjunto de modelos aprovados para alocar os direitos decisórios.
  • Vários mecanismos comprovados para implementar a governança de TI.
  • Uma Matriz de Arranjos de Governança para alinhar a TI aos objetivos gerais de negócio.

Pare de pensar em TI como função isolada e comece a desenvolvê-la como uma competência organizacional. Este livro de Governança em TI estimula tanto executivos como profissionais da área a usarem o poder de seus recursos de TI.

Governança de TI para as instituições federais de ensino

O livro Governança de TI para as instituições Federais de Ensino apresenta uma nova abordagem para avaliação da Governança de TI nas organizações que, normalmente, é feita por meio da análise de muitos elementos e, pela técnica criada utilizando métodos estatísticos e elaboração de um modelo matemático, permite-se que novas avaliações possam ser feitas com apenas 36% dos itens normalmente verificados.

O conteúdo é apresentado de forma estruturada e detalhada para que haja total entendimento de cada etapa a ser implementada. Nesse sentido, a Governança de TI possibilita que as organizações usufruam das vantagens relacionadas à TI, de forma a capitalizar as oportunidades e aumentar a vantagem competitiva e, quando se tratar da administração pública, a governança promove formas de Estado se tornar mais eficiente e garantir os princípios da transparência e prestação de contas e, por meio da utilização da técnica descrita, permite que principalmente gestores tomem decisões voltadas a como se deve agir a fim de aprimorar o índice de maturidade, quanto à Governança de TI de sua organização.

Gestão da Tecnologia da Informação: Sustentação e Inovação Para a Transformação Digital

Este livro aborda a Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) sob o paradigma da transformação digital.


Os assuntos são tratados sempre sob o ponto de vista do negócio.
Traduz em linguagem simples os principais conceitos relacionados a TI. Diferencia e integra os conceitos de estratégia, governança, gestão e operação da TI.


Reforça as principais tendências para a TI. Inclui e explica as tendências sugeridas pelos institutos Gartner e IDC.


Apresenta o modelo de gestão bimodal, que trata da sustentação e da inovação e viabiliza a transformação digital. Inclui os novos papéis e responsabilidades para a TI.


Introduz o Life Cycle Canvas (LCC) como modelo de gestão de projetos para implementar as transformações na TI no mundo bimodal.


Ensina a pensar a nova organização da TI, sugere reconfigurar a TI. Induz uma forma realista de fazer a transformação digital.

Gestão do conhecimento em serviços de TI: guia prático

Base de Conhecimento para Atendimento a Usuários e Clientes

  • Como implementar uma base de conhecimento eficaz
  • Conceitos de gestão do conhecimento
  • Conceitos de KCS (Knowledge-Centered Support)
  • Método prático e objetivo
  • Métricas e indicadores sobre gestão do conhecimento

Este eBook aborda a gestão do conhecimento aplicada a serviços de TI, sejam estes relacionados a suporte técnico em atendimento a usuários finais ou clientes, ou ainda a SAC e shared services (centrais de serviços compartilhados).
Está dividido em duas partes.

Na primeira apresenta conceitos teóricos, explicados e comentados, da própria gestão do conhecimento e, de forma inédita no Brasil, de KCS – Knowledge-Centered Support.

Na segunda parte desenvolve um guia prático de planejamento e implementação de gestão do conhecimento para serviços em TI, resultando em uma base de conhecimento eficaz que pode ser constantemente atualizada e otimizada.

Guia de Plano de Continuidade de Negócios (PCN)

O projeto apresenta os conceitos básicos de um PCN (Plano de Continuidade de Negócios), seus requisitos, suas aplicações nas áreas de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicações). Trata-se de requisito de vários padrões e normas de TI, tais como a ISO 27.000, o CobIT e o ITIL além de normas e regulamento do BaCen, SUSEP e outras. É um item de ensino básico em cursos de tecnologia e computação. O conteúdo será chancelado pela Associação Internacional de Gestores de Emergências da América Latina e Caribe (AIGELAC – 1.000 membros).

Final

As opções acima baseiam-se exclusivamente em minha opinião. Você pode usar os links para gerar sua própria combinação de livros para estudo. Você também pode consultar seus amigos, mentores e familiares antes de comprar.

Espero que você tenha gostado. Esteja comigo para explorar conhecimento sobre Governança, ITIL e diversos outros assuntos.

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