O ITIL não beneficia apenas grandes empresas!

Nas últimas duas décadas, o ITIL ajudou algumas das maiores corporações do mundo, como  Disney, Microsoft, IBM. Essas são apenas algumas das muitas histórias de sucesso do ITIL. No entanto, existe o pensamento incorreto de que o ITIL não consegue ajudar as pequenas empresas. Aqui estão 4 maneiras pelas quais o ITIL pode ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a alcançar seus objetivos de longo prazo.

1 – ITIL pode ajudar na expansão de pequenas empresas

Uma expansão bem-sucedida requer uma estratégia bem definida. Os recursos precisarão ser contabilizados, as partes interessadas precisarão ser consultadas, metas quantificáveis ​​precisarão ser definidas. Tudo isso pode ser alcançado com o Ciclo de Vida do Serviço ITIL. Finalmente, uma das práticas ITIL mais importantes é a Melhoria de Serviço Continuada, que pode ajudar a a empresa a expandir suas metas e melhorar continuamente.

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2 – ITIL é uma estrutura adaptável

O ITIL foi mal interpretado como uma solução mágica por diversas organizações. Isso leva as empresas a implementarem o ITIL como um todo, o que geralmente cria mais obstáculos. Quando implementado da maneira certa, as pequenas empresas priorizam o que é mais urgente. Elas também serão capazes de identificar quais processos ITIL funcionam melhor para seus objetivos.

3 – Você pode condensar funções na implementação ITIL

É compreensível que pequenas e médias empresas hesitem em implementar ITIL. Uma mudança em grande escala geralmente envolve novas contratações, treinamento e atualizações de software. No entanto, assim como as práticas ITIL podem ser simplificadas, as funções podem ser condensadas. Por exemplo, as funções de gerente de incidentes e gerente de problemas podem ser desempenhadas por um único indivíduo. Isso não é recomendável em grandes empresas, mas pode ser feito nas pequenas. Eles podem assumir a responsabilidade de minimizar os problemas antes que eles aumentem. Se alguns não puderem ser evitados, eles também assumirão o comando quando ocorrerem incidentes de grande escala.

4 – ITIL não se trata apenas de processos ou práticas, mas trata-se de pessoas

Em sua essência, ITIL é sobre serviço e entrega de valor. O bom serviço significa uma equipe dedicada que assume a responsabilidade por sua função. O ITIL ajuda as pequenas empresas a promoverem uma cultura de responsabilidade.

Quando pensamos em “cultura empresarial”, imaginamos empresas colossais como o Google. Implementar o ITIL da maneira certa significa que ele se torna parte da cultura da empresa. Isso independe totalmente do tamanho. Mesmo que sua equipe seja pequena, se todos os membros trabalharem para tornar o ITIL um sucesso, é bem provável que ele dê frutos.

Finalização

Eu tentei passar SOMENTE alguns pontos que mostram que quase todas as empresas podem se beneficiar da implementação do ITIL. É preciso planejar, ter uma equipe comprometida, saber onde você quer chegar e quais os grandes marcos.

Se quiser conversar sobre isso, fique à vontade para entrar em contato. =)